17 de mar. de 2013

Tempo de quaresma,




“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.”  Salmo 51.10-11

No calendário brasileiro o carnaval acabou e o país retoma o curso normal de vida. As pessoas voltam ao trabalho depois de um período de férias, as crianças e adolescentes retomam as atividades escolares. Todo ano é assim, e este não é diferente.

Porém alguns assuntos nos chamam a atenção neste ano de 2013, como a renuncia do Papa Bento XVI, a ameaça de uma nova guerra entre Estados Unidos e Coréia do Norte, a economia mundial. Nossos olhos, pensamentos e orações se voltam para a paz no mundo, já castigado pela miséria de muitos pobres espalhados pelo planeta. Nossos olhos e pensamentos se voltam para uma guerra política que se expressa na sucessão do novo Papa! Esperamos que seja um líder ecumênico, aberto e livre de preconceitos religiosos, que seja um Papa conciliador, pois acredito que é isso que o mundo precisa, um novo movimento pela Paz!

No calendário da igreja também já temos novidades, pois iniciamos um tempo de reflexão, de chamada ao arrependimento, de confissão e de perdão – tempo de Quaresma! Nossas comunidades refletem sobre sua vivência e seu testemunho. É um tempo de refletir sobre o “ser cristão” na ética da vida em comunidade, seu testemunho; na prática do amor, ou seja, na convivência entre os irmãos e irmãs; e na participação dentro do corpo de Cristo. Tempo de Quaresma é tempo de avaliar atitudes e de repensar práticas! “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona” (Provérbios 28.13).

No calendário da vida somos chamados e chamadas a fazer a mesma reflexão sobre nossa vida diante de Deus. Nossas atitudes diante dos irmãos e irmãs e nosso testemunho diante da sociedade. Tempo de quaresma nos ajuda a refletir nossa espiritualidade e nossa diaconia!

Enfim, estamos diante de um tempo especial da igreja, da vida e do mundo. Tempo que traz expectativas diante dos anseios do mundo. Tempo que traz oportunidade de crescimento espiritual. Tempo que traz oportunidades de mudanças significativas para todos nós! Abençoado tempo de Quaresma!
  

0 comentários:

Postar um comentário